O feedback torna-se atualmente, uma das principais ferramentas de líderes, para lidar com os diferentes perfis de profissionais numa mesma empresa, entender os impactos que uma conduta ou situação exerce sobre a outra pessoa e buscar constantemente a mudança de comportamentos.
Se você quer ter resultados melhores do que você está alcançando hoje, seguindo a metodologia que criamos chamada PACTO, você conseguirá conduzir o feedback de uma maneira muito mais eficiente, fazendo seu liderado compreender a necessidade da mudança de comportamentos e ainda resgatará a credibilidade do processo dentro das empresas.
Um PACTO para uma comunicação eficaz
Este treinamento é um guia Passo a Passo de como se deve conduzir um feedback, onde abordamos todas as questões desde a fase de preparação, o momento da conversa, os planos de ação, como encerrrar o feedback e outras tópicos importantes.
Assuntos abordados neste treinamento:
- 1 – PREPARAÇÃO – Momento que antecede a conversa
- Significado de Feedback – A origem do Feedback
- Tipos de Feedback – Os tipos existentes e suas características
- Objetivos do Encontro – Reflexão a respeito da necessidade da conversa
- Resgate do Histórico – Relembrar as conversas que já aconteceram e pontos relevantes
- Coleta de Dados – Dados, fatos e consequências do comportamento a ser apresentado
- Outras Opiniões – Ouvir outras opiniões e avaliar o seu ponto de vista
- Evitar Rótulos e Julgamentos – Como evitar rótulos e julgamentos
- Intenção Positiva – Avaliar a intenção da pessoa durante a tarefa
- Ações de Melhoria – Os planos de ação que eu líder acredito que mudarão o comportamento
- Data e Local do Encontro – Data, Local, Horário e tempo da conversa
- 2 – AÇÃO – Condução da Conversa
- Chegue Antes – Chegue antes, prepare-se e crie um clima psicológico favorável
- Respiração – Controle sua respiração e não deixe o nervosismo tomar conta de você
- O Encontro – Comece bem e crie uma aliança positiva com seu colaborador
- Acomodação – Ache a posição favorável para ambos
- Tic Tic Nervoso – Como controlar o nervosismo
- Quebra Gelo – Deixando o clima da conversa mais leve
- Regra do Jogo – Definindo as regras da conversa
- Direto ao Assunto – Como dar o tema do feedback e não deixar seu feedback confuso
- Relembrar o Histórico – Relembrando as ultimas conversas e os pontos relevantes
- Expor os Dados e Fatos – Apresentando os insumos do seu feedback
- Cuidado para não ser Prolixo – Como ser direto e não andar em círculos
- Voltar para o Assunto – Retomando o controle da conversa
- Foco no objetivo – Lidando com as resistências do seu liderado
- Descrição de Sentimentos – Falando dos seus sentimentos após um comportamento inadequado
- Perguntas para Refletir – Como saber se o seu liderado está entendendo o recado
- Capacidade de Escutar – Momento do líder praticar a escuta ativa
- 3 – COMPROMISSOS – Montando os Planos de Ação
- Planos de Ação – Definindo os Planos de Ação do funcionário
- Obstáculos – Identificando obstáculos e criando planos de contingência
- Plano de Acompanhamento – Planejando a execução e montando cronograma
- Feedback de Acompanhamento – Feedback para verificação do cumprimento dos planos
- Ficha de Feedback – Registrando o conteúdo da conversa
- 4 – TÉRMINO – Encerrando a Conversa
- Feedback do Feedback – Feedback do seu liderado a respeito da sua condução
- Registro do Feedback – Registrar e ciência da conversa
- Encerramento – Fechando com chave de ouro a conversa
- 5 – OUTROS PONTOS IMPORTANTES
- Estilo Eficaz – Criando seu estilo de condução de feedback
- Autocrítica – Refletindo sobre sua condução e identificando pontos de melhoria
- Clima de Pouca Tensão – Como ter equilíbrio emocional durante a conversa
- Telefones e Interrupções – Mantendo a conversa sem interrupções
- Feedback em Público – Impactos de um feedback corretivo em público
- Feedback entre Liderados – Incentivando a cultura de feedback na sua equipe
- Feedback 360° – Como funciona esse tipo de feedback
- Feedback Vestimenta Inadequada – Como falar da roupa que a pessoa está usando
- Feedback – Mau hálito, Sudorese e Caspa – Como conduzir a conversa para esses assuntos
- Resistência à Mudança – Lidando com a resistência das pessoas
- Arte de Escutar – Como praticar a escuta ativa durante o feedback
- Estilo de Liderança – Mapeando sua equipe para cada estilo de liderança