Poucas coisas são mais odiosas do que reuniões morosas e demoradas, sem foco. Além de gerar desconforto e tédio, elas acabam cortando muito tempo produtivo de cada pessoa que participa dela. Por isso é essencial para a empresa que suas reuniões sejam rápidas, sucintas e efetivas.
Divulgue a pauta com antecedência
Cada participante deverá saber porque foi solicitado a participar, qual seu papel na reunião e como ele pode contribuir.
Restrinja o número de participantes
Quanto mais pessoas numa reunião, mais cansativo e ineficiente o encontro será. Convoque apenas o número mínimo de pessoas necessário para que a reunião aconteça. Se chamar um líder de uma equipe, não é necessário que seus subalternos também participem.
Corte o bate-papo
Um dos maiores problemas em reuniões são os bate-papos informais que acabam atrasando a reunião ou fazendo que os horários estourem. Não permita que conversas fora do assunto tomem a frente e saiba disperar o assunto e recuperar o foco.
Não extrapole o horário da reunião
Determine o horário de início e fim da reunião e termine no horário estipulado. Esteja sempre de olho no horário para saber quanto tempo falta e, caso necessário, acelere o assunto para dar tempo de falar de tudo que for necessário.
Defina ações para todos
Ao fim da reunião, determine um plano de ação e atribua tarefas para cada participante, com prazos. Elabore e envie para todos uma ata da reunião, lembrando exatamente o que foi definido e como.
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