Feedback: Passo a passo

O feedback torna-se atualmente, uma das principais ferramentas de líderes, para lidar com os diferentes perfis de profissionais numa mesma empresa, entender os impactos que uma conduta ou situação exerce sobre a outra pessoa e buscar constantemente a mudança de comportamentos.

Se você quer ter resultados melhores do que você está alcançando hoje, seguindo a metodologia que criamos chamada PACTO, você conseguirá conduzir o feedback de uma maneira muito mais eficiente, fazendo seu liderado compreender a necessidade da mudança de comportamentos e ainda resgatará a credibilidade do processo dentro das empresas.

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Um PACTO para uma comunicação eficaz

Este treinamento é um guia Passo a Passo de como se deve conduzir um feedback, onde abordamos todas as questões desde a fase de preparação, o momento da conversa, os planos de ação, como encerrar o feedback e outras tópicos importantes.

Assuntos abordados neste treinamento:

1 – PREPARAÇÃO – Momento que antecede a conversa

  • Significado de Feedback – A origem do Feedback
  • Tipos de Feedback – Os tipos existentes e suas características
  • Objetivos do Encontro – Reflexão a respeito da necessidade da conversa
  • Resgate do Histórico – Relembrar as conversas que já aconteceram e pontos relevantes
  • Coleta de Dados – Dados, fatos e consequências do comportamento a ser apresentado
  • Outras Opiniões – Ouvir outras opiniões e avaliar o seu ponto de vista
  • Evitar Rótulos e Julgamentos – Como evitar rótulos e julgamentos
  • Intenção Positiva – Avaliar a intenção da pessoa durante a tarefa
  • Ações de Melhoria – Os planos de ação que eu líder acredito que mudarão o comportamento
  • Data e Local do Encontro – Data, Local, Horário e tempo da conversa

2 – AÇÃO – Condução da Conversa

  • Chegue Antes – Chegue antes, prepare-se e crie um clima psicológico favorável
  • Respiração – Controle sua respiração e não deixe o nervosismo tomar conta de você
  • O Encontro – Comece bem e crie uma aliança positiva com seu colaborador
  • Acomodação – Ache a posição favorável para ambos
  • Tic Tic Nervoso – Como controlar o nervosismo
  • Quebra Gelo – Deixando o clima da conversa mais leve
  • Regra do Jogo – Definindo as regras da conversa
  • Direto ao Assunto – Como dar o tema do feedback e não deixar seu feedback confuso
  • Relembrar o Histórico – Relembrando as últimas conversas e os pontos relevantes
  • Expor os Dados e Fatos – Apresentando os insumos do seu feedback
  • Cuidado para não ser Prolixo – Como ser direto e não andar em círculos
  • Voltar para o Assunto – Retomando o controle da conversa
  • Foco no objetivo – Lidando com as resistências do seu liderado
  • Descrição de Sentimentos – Falando dos seus sentimentos após um comportamento inadequado
  • Perguntas para Refletir – Como saber se o seu liderado está entendendo o recado
  • Capacidade de Escutar – Momento do líder praticar a escuta ativa

3 – COMPROMISSOS – Montando os Planos de Ação

  • Planos de Ação – Definindo os Planos de Ação do funcionário
  • Obstáculos – Identificando obstáculos e criando planos de contingência
  • Plano de Acompanhamento – Planejando a execução e montando cronograma
  • Feedback de Acompanhamento – Feedback para verificação do cumprimento dos planos
  • Ficha de Feedback – Registrando o conteúdo da conversa

4 – TÉRMINO – Encerrando a Conversa

  • Feedback do Feedback – Feedback do seu liderado a respeito da sua condução
  • Registro do Feedback – Registrar e ciência da conversa
  • Encerramento – Fechando com chave de ouro a conversa

5 – OUTROS PONTOS IMPORTANTES

  • Estilo Eficaz – Criando seu estilo de condução de feedback
  • Autocrítica – Refletindo sobre sua condução e identificando pontos de melhoria
  • Clima de Pouca Tensão – Como ter equilíbrio emocional durante a conversa
  • Telefones e Interrupções – Mantendo a conversa sem interrupções
  • Feedback em Público – Impactos de um feedback corretivo em público
  • Feedback entre Liderados – Incentivando a cultura de feedback na sua equipe
  • Feedback 360° – Como funciona esse tipo de feedback
  • Feedback Vestimenta Inadequada – Como falar da roupa que a pessoa está usando
  • Feedback – Mau hálito, Sudorese e Caspa – Como conduzir a conversa para esses assuntos
  • Resistência à Mudança – Lidando com a resistência das pessoas
  • Arte de Escutar – Como praticar a escuta ativa durante o feedback
  • Estilo de Liderança – Mapeando sua equipe para cada estilo de liderança

Entre os líderes e gestores ouvidos pela Pacto RH, esses são os maiores desafios relacionados a Feedback encontrados por eles:

0%
Formular perguntas que façam a pessoa refletir
0%
Lidar com as resistências da pessoa durante a conversa
0%
Ter certeza que a pessoa entendeu o recado e vai mudar seu comportamento
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